sábado, 7 de julho de 2012

Elementos Pt I - Ar

Este é o primeiro de uma serie de quartro publicações falando sobre os 4 elementos e como eles são aplicados dentro da magia e no nosso cotidiano. 
Elemento - Ar

Ar - O Ar é o elemento do intelecto; é o domínio do pensamento, que constitui o primeiro passo para a criação
Em termos de magia, o ar é a visualização clara, límpida e pura, a qual é um poderoso instrumento de mudança. É também movimento, o ímpeto que envia a visualização ao encontro da manifestação.

Rege os encantamentos e rituais envolvendo viagens, instrução, liberdade, obtenção de conhecimento, descoberta de itens perdidos, revelação de mentiras e coisas do gênero.

Pode também ser utilizado no desenvolvimento das faculdades psíquicas.

Encantamentos envolvendo o ar normalmente incluem o ato de posicionar um objeto no ar ou atirar algo do alto de uma montanha ou lugar alto, de modo que o objeto conecte-se fisicamente de fato com o elemento.

O ar é um elemento masculino, sendo seco, expansivo e ativo. É o elemento que domina os locais de aprendizado, e que atua enquanto teorizamos, pensamos e ponderamos.

O ar rege o leste porque essa é a direção da grande luz, a luz da sabedoria e da consciência. Sua cor é o amarelo, o amarelo do sol e do céu da aurora, e sua estação é a primavera.

O ar rege a magia dos quatro ventos, a maioria das adivinhações, a magia de concentração e visualização.

Sem ar, nosso planeta seria um globo sem vida. Nenhuma forma de vida conhecida poderia existir sem a combinação de gases com que nosso planeta é felizmente abastecido.

Apesar de invisível, o ar é uma parte essencial da vida. Não é apenas necessário para a continuidade da vida, mas afeta também nossas vidas de modos normalmente dramáticos. Por ser invisível e mesmo assim tão poderoso, tem sido utilizado em magia por eras, e também encontrou seu espaço – por meio dos ventos – no folclore e na mitologia de povos por todo mundo.

Os encantamentos e técnicas aqui oferecidos utilizam o poder do Ar elemental, mais bem visualizado na forma de uma forte rajada de vento. Muitos dos encantamentos requerem vento, ou ao menos uma brisa, e inclusive encantamentos para controlar os ventos.

Elementais do Ar 

Já vimos sobre o elemento em si, mas precisamos saber também que cada elemento possui um ser que chamamos de elemental, algumas tradições acreditam que fadas fazem parte desta lista porem eu discordo, para mim elas são seres mágicos, mas este tema vamos ver mais para frente.
Silfos, estes são os elementais do ar, alguns estudiosos que já tiveram a sorte de ver estes seres os descreve como grandes, alados, e de uma presença magnífica, assexuados e um tanto que angelicais, eu pessoalmente nunca tive a oportunidade de ver um silfo então me contento com a descrição de pessoas que já tiveram esta sorte.
Arredios e de pouco contato com seres humanos, silfos são responsáveis pelo ar em si, talvez o mais distante em contato de todos os elementais mas porem um muito importante para a manutenção da natureza do planeta e também para a nossa sobrevivência.
Como todo elemental ele possui um Rei, um líder a qual chamamos de Paralda, dizem que este ser o mais velho e mais sábio entre todos os silfos vive na montanha mais alta do planeta .
Ligações com os elementos

A ligação pessoa de uma pessoa como um elemento é muito importante, interfere em tudo na vida de uma pessoa, seja de forma positiva ou negativa, o que muda não é o elemento e nem o papel que este elemento tem na vida de um individuo e sim o quanto este elemento esta ativo em determinadas fases de nossas vidas.
O desequilíbrio elemental na vida de uma pessoa pode trazer problemas graves, como problemas de saúde, problemas de comportamento e ate mesmo influenciar em como a pessoa lida com o mundo e com as pessoas a sua volta.

Excesso de ligação com o elemento Ar

O desequilíbrio de alguém com o elemento ar pode trazer muito males a pessoa como eu já disse , mas o que acontece com alguém quando esta com desequilíbrio em excesso desse elemento?
Sabemos que o ar rege determinados pontos da nossa vida, seja ela espiritual, psicológica e física, já vimos que o ar é um elemento do intelecto, da mente, dos pensamentos, da comunicação, das palavras, mas também é um elemento frio, assexuado e livre.
Uma pessoa que sofre demasiada interferência do elemento ar, geralmente se mostra uma pessoa com muito dificuldade a se ligar a algo ou alguém, isso pode se refletir a dificuldades de se estabilizar em um emprego, em uma profissão, em um relacionamento,  pode se tornar uma pessoa fria, amarga, insatisfeita sempre procurando algo que nunca encontra ou nunca se satisfazendo com o que tem, torna-se alguém ingrato consigo mesmo e com a vida e não consegue nem ao menos enxergar as próprias vitorias e conquistas, sempre desejando mais de si mesmo e das pessoas, porque não consegue enxergar o que tem de bom em ninguém e nem em si próprio.
Tende alem de tudo ser uma pessoa pouca ligada a sexo ou ligada porem insatisfeita, procura sempre em outra pessoa algo que nem ao menos ela sabe dizer do que se trata, ou em alguns casos se torna alguém assexuado, incapaz de sentir prazer sexual ou mesmo dar prazer sexual a alguém.
Outra influencia negativa que podemos notar com o excesso de ligação com o ar é na comunicação, uma pessoa com muito ar na sua vida tende a ser uma pessoa muito comunicativa isto seria um ponto positivo se não fosse o excesso, pessoas que falam demais, não guardam segredos ou mesmo não conseguem controlar o que falam e nem para quem fala, pessoas que machucam com palavras sem ao menos pensar nas consequências, são pessoas que estão muito ligadas ao ar ao ponto de perderem o controles sobre sua comunicação, o ar também rege o intelecto e o raciocínio então uma excessiva ligação com este elemento também pode causar uma mente muito inquieta, causando muitas dores de cabeça e uma mente hiperativa, dificuldades de concentração e raciocínio, por pensarem muito em um determinado assunto ou por pensarem em muitas coisas ao mesmo tempo sendo assim impossível de organizar seus pensamentos para que consigam ver com clareza uma situação ou um problema e consiga achar soluções para seus problemas e dilemas pessoais.
Falta de ligação com o Ar

Já vimos o que ar demais é capaz de causar a uma pessoa, mas e a falta dele?
Pessoas que possuem um desequilíbrio para menos desse elemento, tendem a ser quietas, passivas, e medrosas, pessoas com pouco ar raramente consegue verbalizar sentimentos, vontades, ou ate mesmo uma dor ou insatisfação com algo, são pessoas frustradas não por insatisfação com tudo como é o caso de quem tem muito ar e sim pela incapacidade de conseguir expressar o que sente ou mesmo o que deseja.
Fisicamente pode causar problemas de ordem respiratória pois compromete toda a via respiratória de uma pessoa, asma, rinite, bronquite e outros males relacionados a respiração é muito comum em pessoas que possuem pouco desse elemento.
Dificuldade de concentração, mente avoada, pensamento longe que não consegue organizar, falta de memória, dificuldade de aprendizado tudo isso é um sinal de falta desse elemento na vida de uma pessoa.

4 comentários:

  1. Amei muito esse post, não vejo a hora de ter o post do elemento Fogo... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Amei muito esse post, não vejo a hora de ter o post do elemento Fogo... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram, o fogo será o proximo Gueny já esta no forno =]

    ResponderExcluir