quinta-feira, 28 de junho de 2012

Você escolhe ou é escolhido?

Este é um assunto polemico e que deve ser tratado sempre como uma opinião pessoal e não como uma verdade absoluta, então vou colocar o que eu acredito com base no que vivenciei e experimentei ate hoje.

Você já se sentiu perdido? Sentiu como se todas as perguntas e questionamentos mais íntimos da sua vida não pudessem ser respondidos por nenhuma ideologia religiosa “comum”?É como uma constante viagem de volta para casa que nunca termina e aquela sensação de estar sempre com saudade de algo ou de alguém.
Geralmente o caminho de um bruxo começa nestes questionamentos sobre a vida e sobre a existência humana, eu já me senti assim e creio que muitos também.
Agora alguém vira e diz “ninguém nasce bruxo” eu discordo desta afirmação e ainda digo mais, um bruxo nasce bruxo ou passa a vida toda tentando ser.
Pagão qualquer um pode ser então daí eu concordo, já o dom para praticar a magia é algo que vem do espírito e não pode ser conquistado durante uma vida se você não nasceu para isso.
Um bruxo pode ate não ser pagão, porem um pagão nem sempre é um bruxo, você já deve ter conhecido alguém que tenha reclamado que seus feitiços nunca dão certo, ou quase sempre saem errado, pois é se sim você esta diante de um pagão não bruxo.
Há também aquelas pessoas que não praticam feitiços por não se sentirem seguros ou a vontade para a pratica neste caso são pagão “inteligentes” reconhecem que não nasceram com o dom para a magia então não se arriscam a praticá-la.
Então o que seria um bruxo já que pagão e bruxo não é a mesma coisa?
Bruxo é aquele que tem o dom de praticar a magia dos feitiços, poções e similares, já um ritual que envolve divindades estas são praticas comuns entre bruxos e pagãos, independentes de dons herdados espiritualmente.
Como vou saber se sou um bruxo ou apenas um pagão?
Não existe uma formula para isso, nem um ritual e muito menos pessoas que são capazes de dizer se alguém é ou não um bruxo, claro que algumas pessoas com um pouco mais de sensibilidade pode notar algumas familiaridades em uma pessoa e desconfiar da natureza dela, porem não pode afirmar e nem negar a essência de cada individuo, isto é algo bem pessoal  e pode ser descoberto ou despertado apenas pela pessoa e não por outros indivíduos.
Um bruxo tem a facilidade natural e a vocação natural para realização de feitiços e poções, não que “dons especiais” sejam exclusividade dos bruxos, muitas pessoas nascem com dons incríveis e nem por isso são bruxos, na contra mão alguns bruxos nascem com a capacidade de elaborar e praticar magia e não possuem “dons especiais” assim tão significativos, então não se sinta melhor ou superior a alguém apenas porque é um bruxo, isso não faz de ninguém melhor ou pior no meio pagão, apenas diferentes e cada um com sua função especial nesta vida.
A melhor maneira que existe ainda é a velha técnica do experimentar para saber, você nunca vai saber se nasceu para fazer algo se não tentar, mas precisa ser sincero com você mesmo quando perceber que suas tentativas são inúteis e você não nasceu mesmo para a coisa.
Já ser um pagão é cultuar deuses antigos, erguer ritos em sua homenagem e trabalhar a energia dessas divindades.


4 comentários:

  1. Voçê disse no fim do texto assim: "A melhor maneira que existe ainda é a velha técnica do experimentar para saber", como eu poderia experimentar ? não tem bruxos nem pagãos na minha cidade (Não que eu saiba) e qual o melhor modo de aprender sobre isso ? "Poderia me dar alguma recomendação para me ajudar ?" obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de muita coisa no artigo, mas discordo da afirmação de que uma pessoa que tem dificuldades para fazer feitiços ou não apresenta nenhum "dom especial" não é um Bruxo, muitos Bruxos tem dificuldade para praticar no início de seu caminho na Arte, e mais: pagão não é um Bruxo que não tem o "dom", pagão e´qualquer um que adere as culturas e religiões pré-cristãs.

    ResponderExcluir
  3. Olá ...tudo bem??
    Obrigada por gostar do blog, acho que vc interpretou de forma errada o que eu escrevi, ou meu não consegui me fazer entender, o que eu disse é que existem pessoas com dons especiais sim..o da magia!! Mas se vc não tem ainda assim pode ser um (a) pagão, pode celebrar os deuses, fazer rituais, mas ainda assim vai empacar no que se diz respeito a arte dos feitiços, pois para ela vc precisa de um dom nato, lembrando que existe diferenças entre feitiços e rituais, eu já escrevi sobre.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Duni....eu entendo sua situação, eu comecei aos 14 anos, sem ninguém tb, e pior na minha época não existia internet!! Eram apenas livros e dom natural, algumas revistas nas bancas vieram depois e passando uns anos ( 2001 por ai) estourou a febre "wicca", mas meu caminho sempre foi solitário, na verdade um bruxo(a) é essencialmente um ser solitário mesmo!! Vc pode começar lendo livros sobre magia, muitos livros de mitologia, ervas, pedras, cores, física quântica, etc.... Por ai vai...o que não pode é desistir apenas pq não tem alguem próximo.
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir